Mário Gil, Cantor Português (Faleceu em 2017)

Mário Gil

Mário Gil (São Paulo, Brasil, 24 de maio de 1941 – Lisboa, 7 de Dezembro de 2017) foi um cantor popular luso-brasileiro. Ficou célebre pela interpretação da sua canção Caminhos de Portugal, na qual descreve, em tom autobiográfico, diversos locais daquele país.

Interpretava as suas canções com um sotaque híbrido, misturando influências portuguesas e brasileiras. Era descendente de portugueses, tendo sua mãe nascido numa aldeia do concelho de Bragança chamada Zeive e seu pai na cidade da Guarda.

Participou como actor nas telenovelas A Lenda da Garça (RTP, 1999) e Ganância (telenovela) (SIC, 2001).

Em 2009, completou 29 anos de carreira, com 29 álbuns gravados.

“Tu não estás” é um CD com 17 músicas, que inclui vários originais e sucessos do cantor, que fazia de Portugal a sua casa.

(in: wikipedia)

Ando a comer Caracóis


Pelos Caminhos de Portugal


Pegadas na Areia


Mário Gil – Pelos caminhos de Portugal


ZIMBRO e MARIO GIL


Mario Gil ( O Que Se Leva desta Vida )

AC Morreu Mário Gil, o homem que deu voz aos “Caminhos de Portugal (in: www.dn.pt) O funeral do cantor luso-brasileiro Mário Gil, celebrizado pela interpretação da canção “Pelos caminhos de Portugal”, vai realizar-se no sábado, em Lisboa. (in DN – 07 Dezembro 2017) Nasceu em São Paulo, no Brasil, mas sua mãe é de Bragança e o pai da Guarda. Naturalizou-se português e alcançou assinalável êxito com a canção «Caminhos de Portugal». O artista participou nas novelas portuguesas «Lenda da Garça» e « Ganância». Possui 28 discos gravados entre eles discos de Prata, Ouro e Platina com canções como «Pegadas na Areia», «Louco por Tieta», «Liga a Televisão ( Sinhozinho Malta)», «Tem que ser Gordinha» e «Ando a Comer Caracóis». Agora, com 29 anos de carreira artística em Portugal, tem um novo trabalho discográfico com destaque para o tema « EU DIGO VAI » que irá, com toda a certeza, ser ouvido em Portugal, de lés-a-lés e com sucesso garantido. (in: distoequeeugosto.blogspot.com em Junho 2008)