História do seu nascimento
O Rancho foi fundado em 9 de Outubro de 1979, pelo Sr. Fernando Rodrigo Oliveira Pino. O aparecimento deste grupo, como tantos outros foi fruto do acaso. A Paróquia de Nossa Senhora da Areosa organizou em 16-06-1979, uma prova de atletismo onde se inscreveram algumas dezenas de jovens.
Alegria não faltou.
À noite há uma pequena festa na Paróquia, com um diversificado programa de variedades, pretexto para a distribuição dos prémios.
Para um, uma medalha de presença. Para o outro, uma taça. Durante a festa o Pároco, Padre José Martins Maia como fundador e principal dinamizador da Paróquia e interessado em engrandecê-la, (a Paróquia tinha acabado de nascer) ao ter conhecimento pelos dois pequenos atletas que o pai se dedicava à recuperação das nossas tradições populares, abordou-o, e como forma de cativar os jovens sugeriu-lhe a criação de uma secção de folclore. Nasceu assim a ideia de se criar mais uma atividade na Paróquia. Como se ia entrar no período de férias marcou-se o primeiro ensaio para o dia 9 de Outubro de 1979, o que foi respeitado e cuja data serviu de marco para a fundação deste grupo. Inicialmente chamou-se Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Areosa e em 11 de Maio de 1984 foi alterada a sua designação social para a que atualmente usa, a de Rancho Folclórico de Paranhos.
Rancho Folclórico de Paranhos
Tel. 934 845 145
Quinta de São Romão – Rua Horácio Marçal 351 4200-003 Porto
http://www.ranchoparanhos.comhttps://www.facebook.com/pg/Rancho-Folclórico-de-Paranhos-729366193875797
[email protected]
+ Ranchos de Portugal