O filme “Amália”

+

O filme “Amália”

O filme Amália, uma biografia ficcionada sobre Amália Rodrigues começou a ser rodado esta segunda-feira em Lisboa. Segundo o produtor, Amália Rodrigues

O filme Amália

Vida de Amália em filme

O filme “Amália”, uma biografia ficcionada sobre Amália Rodrigues, começou a ser rodado esta segunda-feira na Estufa Fria em Lisboa. Segundo o produtor, Manuel da Fonseca, a obra irá revelar uma “figura contagiante, entre o lado luminoso e a atracção pelas sombras”, que emocionará os espectadores.

“Não é um filme sensacionalista. O nosso projecto é de qualidade e referência, destina-se a todo o público e pretende reforçar o mito, a figura mítica que a Amália representa”, disse Manuel da Fonseca, da Valentim de Carvalho Filmes, em conferência de imprensa.

A actriz Sandra Barata Belo encarnará a figura de Amália Rodrigues, no topo de um elenco de 45 actores, entre os quais Carla Chambel, no papel de Celeste Rodrigues, Leonor Seixas, Betinha, outra das irmãs de Amália, e António Pedro Cerdeira, que interpreta a figura do banqueiro Ricardo Espírito Santo.
Ana Padrão (mãe de Amália), Ricardo Carriço (César Seabra, o último marido de Amália), João Didelet (José Carlos Ary dos Santos), Ricardo Pereira e Susana Mendes são outros nomes do elenco.

A primeira filmagem foi a do momento em que Amália conhece Ricardo Espírito Santo. A rodagem prossegue nos próximos dois meses em Portugal, sobretudo em Lisboa, e com parte das gravações a decorrerem em estúdio, onde serão recriados, por exemplo, o Olympia, em Paris, cenas no Brasil, Nova Iorque e Japão.

O filme decorrerá entre 1954 e 1984, período em que a fadista pisou o maior número de palcos internacionais e altura em que terá tentado suicidar-se.

“Usamos liberdades temporais e, sendo uma construção dramatúrgica, interpretamos a vida da Amália, respeitando todo o seu caminho”, disse o autor do filme, Pedro Marta Santos, que recorreu a dezenas de entrevistas, gravações, filmes, recortes de imprensa e depoimentos de cerca de 20 pessoas, incluindo a família da fadista.

Apresentado como “Amália, a voz do povo”, o filme tem um orçamento de cerca de três milhões de euros, estreará nos cinemas por altura do Natal e deverá ser exibido em Outubro de 2009 na RTP, em formato de minisérie com quatro telefilmes, por ocasião dos dez anos da morte da fadista

in :Fama – Sapo
10-06-2008

Amália Rodrigues no Google

Tags: Amália Rodrigues, Fadista Amália, artista Amália Rodrigues, Fadista Amália, musica portuguesa, músicos, Portugal, artista, Fadista Amalia Rodrigues, artistas da musica portuguesa, cantores de fado, Fadistas, Cantores de Fado, Musica Portuguesa, Tradicional, Fadista, Fadistas Portugueses, Noites de Fados, Contactos, Fadista, Fado, Fados, fadistas, Fado in Portugal
Terra, Novo álbum de Mariza editado a 30 de Junho, Fadista, fados
Novo álbum de Mariza editado a 30 de Junho
11 Junho, 2008
Festivais verão 2008
24 Junho, 2008